ENEM Digital 2021

O Enem Digital 2021 foi anunciado recentemente pelo MEC. O Exame Nacional do Ensino Médio existe já há muitos anos e até mesmo já teve objetivos diferentes. Quando lançado o ENEM era uma prova avaliadora dos alunos que estavam saindo do ensino médio, como uma forma do governo federal obter dados para analisar o desempenho dos estudantes brasileiros. Depois de um tempo o objetivo foi mudado e hoje o ENEM é usado como vestibular para praticamente todas as universidades públicas do país e muitas privadas. O exame é bastante concorrido e procurado por muitos alunos que estão terminando ou que já terminaram o ensino médio e que querem ingressar no ensino superior. Em seguida você poderá conhecer mais sobre o Enem Digital 2021.

ENEM Digital 2021

ENEM Digital 2021

O que é o ENEM Digital 2021

Para deixar o ENEM mais organizado e mais integrado aos avanços da tecnologia, foi anunciado no mês de julho de 2019 pelo Ministério da Educação e pelo INEP – organizador do ENEM – uma versão digital das provas a partir de 2021.

O objetivo deste anúncio é a partir do ENEM 2021 o governo usar a versão digital das provas para cerca de 50 mil alunos e em 2026 abandonar de vez a versão impressa e só usar o exame digital para todos os participantes.

Os alunos das capitais que irão participar do projeto ENEM Digital 2021 no ano que vem poderão escolher, no momento da sua inscrição, se gostaria de fazer a prova impressa ou digital.


Como Funciona o Enem Digital

Para o ENEM 2021 as provas digitais serão aplicadas em datas diferentes para o ENEM impresso.

  • Para a versão digital está previsto que as provas aconteçam dias 11 e 18 de outubro de 2020.
  • Já as provas impressas têm as datas marcadas para os dias 1 e 8 de novembro de 2020.

A mudança está sendo feita devido aos custos do ENEM com provas impressas e os custos para a realização de provas digitais. Segundo o INEP, só a impressão das provas já é um gasto enorme, fora os milhares de alunos que irão realizar o exame e as salas que devem ser disponibilizadas para todo o aparato que se gasta com o ENEM de hoje.

Os estudantes que optarem em 2021 por fazer as provas em versão digital farão em escolas e faculdades de uma das 15 capitais brasileiras que iniciarão o projeto. No futuro o INEP pretende deixar o aluno escolher o dia em que deseja fazer a prova do ENEM.

Como Funciona o Enem Digital

Como Funciona o Enem Digital


Como Optar por fazer o Enem Digital 2021

O Brasil vai no caminho que grandes países estão seguindo. A aplicação de provas eletrônicas já é realidade em diversas regiões do mundo e os custos com todo esse processo é bem menor que a versão impressa de provas.

O aluno que está interessado em, a partir de 2021 fazer a o ENEM versão digital pode verificar se uma das 15 capitais escolhidas para o projeto é do seu Estado. Caso a sua capital seja uma dessas 15, basta que no período de inscrições o estudante opte por fazer o exame em formato digital.


Como se Inscrever no Enem Digital

Ainda não é possível optar por fazer o exame em formato digital, somente em 2021. Vamos seguir um passo a passo provável de como será a inscrição Enem Digital 2021:

  • Acesse o site https://enem.inep.gov.br/;
  • Clique na opção “Página do Participante” e faça sua inscrição;
  • No momento de inserção de dados pessoais, criação de login e senha, o aluno deverá ter a opção em fazer a prova em formato impresso ou digital;
  • Depois é só finalizar a inscrição e pagar a taxa, que deverá ter o mesmo valor para qualquer uma das escolhas.
Como se Inscrever no Enem Digital 2021

Como se Inscrever no Enem Digital 2021

Leave a Reply