Boleto do ENEM 2021: Imprimir, 2 Via do Boleto ENEM

Muitos alunos acabam se inscrevendo no ENEM e não sabem que devem pagar a taxa de inscrição do exame, que é o assunto que vamos falar hoje: o boleto do ENEM 2021. Alguns estudantees têm a oportunidade de pedir isenção da inscrição quando são membros de famílias de baixa renda. No entanto, outros diversos estudantes devem fazer o pagamento do boleto do ENEM 2021, que é gerado no momento da inscrição.

Caso você está sem o boleto para pagamento e deseja imprimir uma segunda via ou tem qualquer outra dúvida quanto ao assunto, acompanhe o nosso artigo que vamos falar tudo agora mesmo!

Boleto ENEM 2021: Como imprimir

Boleto ENEM 2021: Como imprimir

ENEM 2021

O ENEM é o Exame Nacional do Ensino Médio, um programa criado pelo governo federal e bastante esperado por jovens e adultos de todo o país que desejam ingressar no ensino superior, principalmente em universidades públicas, que são gratuitas e de qualidade.

Antigamente o ENEM era usado como forma de avaliação de desempenho de alunos que estavam se formando no ensino médio. Hoje o programa é usado como um vestibular para que os melhores alunos entrem em universidades públicas e particulares.

Enem 2021

Enem 2021

Se você perdeu algum cronograma do ENEM, como no caso do boleto do ENEM, acompanhe os próximos tópicos que vamos ensinar como o aluno consegue imprimir a segunda via do exame de forma fácil e rápida.


Boleto do ENEM 2021

O boleto do ENEM 2021 é a taxa que é gerada assim que o aluno finaliza a sua inscrição no Exame Nacional do Ensino Médio. O ENEM 2021 teve suas inscrições abertas no mês de maio e, depois de inserir seus dados pessoais e finalizar a inscrição, o sistema gera automaticamente o boleto do ENEM.

Exceto os alunos que têm isenção da taxa de inscrição, os estudantes devem pagar a taxa de inscrição para participar do exame, caso contrário não será possível. O boleto do ENEM deve ter sido pago até o dia 23 de maio.

Alunos que têm isenção do boleto ENEM são aqueles que são integrantes de famílias de baixa renda, ou seja, que não têm condições de pagar pela taxa.


Taxa de Inscrição do Enem 2021

Normalmente, é no Edital do ENEM 2021 que o valor da taxa de inscrição do Exame é divulgado. Para ter informações sobre, é preciso acessar o site do Diário Oficial da União, o qual divulga todas notícias oficiais.

É importante lembrar que somente terá a confirmação no exame quem efetuar o pagamento da taxa de inscrição, caso contrário você estará desclassificado.

A última taxa era cobrada o valor de R$ 83 reais. Espera-se que nos próximos anos o valor continue o mesmo ou tenha apenas um pequeno reajuste.


Imprimir Boleto do ENEM 2021

Muitos estudantes fazem a inscrição para o ENEM 2021, mas acabam não imprimindo o boleto do exame no mesmo dia. É importante que o aluno emita o seu boleto assim que terminar a inscrição e ele for gerado pelo sistema para não cair no esquecimento.

Caso o aluno já fez a sua inscrição e não imprimiu ou salvou o arquivo no mesmo momento, queira imprimir o seu boleto do ENEM 2021, mas não sabe agora como fazer, basta seguir o passo a passo abaixo que montamos:

  • Acesse o site oficial do ENEM https://enem.inep.gov.br/;
  • Clique na opção “Página do Participante”;
  • Insira o seu login e senha escolhidos no momento da inscrição;
  • No sistema, ache a opção “Emitir GRU” e clique na mesma;
  • Imprima o boleto e pague o quanto antes!
Imprimir Boleto do ENEM

Imprimir Boleto do ENEM


2 Via do Boleto Enem

A segunda via do boleto deve ser gerada como falamos no tópico anterior, acessando o site enem.inep.gov.br e acessando a página do participante.

Não deixe de pagar o boleto depois! Ele é aceito nos principais bancos do Brasil. Assim que o pagamento for feito em poucas semanas a sua inscrição no ENEM estará confirmada.


Onde Pagar?

O pagamento da taxa de inscrição ENEM pode ser feito em qualquer local que faça o recebimento de contas. Para pagar pessoalmente você deve se dirigir a um dos seguintes locais:

  • Banco;
  • Agência dos Correios;
  • Lotérica;
  • Correspondente bancário.

Se preferir pode utilizar o internet banking do seu banco, e efetuar o pagamento de forma online.

Leave a Reply